segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lobato

Estava querendo postar alguma coisa mas sem ideias até ver que hoje é o aniversário de Monteiro Lobato. Ele que foi um dos meus autores preferidos na infância. Alguém ainda se lembra dos pedidos da professora para algum livro infantil que você tenha que ler e trazer para sala? Pois bem, o meu foi As reinações de Narizinho. Uma obra prima perfeita para quem quer começar a entrar em um mundo sem volta ao universo das letras.
Monteiro Lobato criou personagens marcantes para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer suas obras. Narizinho, Saci, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, tia Anastácia. Foram tantos que enumerá-los é complicado. Até hoje sou fã da boneca de pano que ganhou vida e se tornou ícone do que é a mente infantil, da liberdade imaginativa. Alguns de seus personagens ganharam vida fora de seus livros, caso de Dona Benta que virou capa de livro de receitas. Em meados da década de 50 e depois em 60, 80 e finalmente 2000 o pessoal do sítio ganhou serialização em TV. Foram milhares de crianças que tiveram a oportunidade de conhecer essa obra maravilhosa.
Claro que ele não escreveu apenas para crianças, mas foram com elas que ele se tornou conhecido e apreciado. Embora hoje muitos digam que seus livros tem conotação racista e que não devam mais fazer parte dos bancos escolares (na real acho um absurdo esse projeto que tende a proibí-los), acredito que eles sim devem fazer parte do imaginário infantil. É com ele que muitas conhecem personagens do folclore nacional, o homem/garoto do interior.


Nenhum comentário: