Hoje, no Bom Dia Santa Catarina, houve uma entrevista com a presidente da Associação brasileira de Alzheimer, Dani Prellvitz. Entre muitas dúvidas surge a pergunta: "a partir de que idade surge, no paciente, o mal de Alzheimer?" Bem a resposta parecia óbvia, mas não é.
Ainda não existem indicativos de idade, pois há registro de casos de pacientes com 30 anos. Não há, também, as causas prováveis da doença. O que se sabe é que ela é causada por uma série de fatores, como: stress, fumo, álcool, vida sedentária (tanto na mente quanto no corpo), além dos genes que há na família. A soma de tudo isso vem a causar o Alzheimer, um mal terrível que consiste na perda da memória progressivamente.
O seu fim é o "esquecimento" do cérebro das funções básicas do corpo, como respirar. É degradante para a família ver essa situação de um parente seu, muito amado, e também para o próprio portador. Afinal, ele fica com o vai-vém da memória, brincando (muito tenebrosamente) com a sua cabeça. Mas para o curador e parentes que convivem com o doente, tentar lutar contra isso é o meio mais certo de continuar a ter uma vida digna, para ambos os lados.
Embora não haja a cura da doença, existem jeitos de prevení-las. Exercícios - andar de bicicleta, caminhar na rua, fazer cruzadinhas, ... - dietas não contendo muito carboitrados e gorduras, deixar de fumar e beber são as formas de começar a ter uma vida mais saudável. Dar importância para você mesmo ao invés dos outros também vem a contribuir para uma boa longevidade.
Isso e o fato de tentar viver a vida sem o stress, o que é difícil, convenhamos. Hehehe, mas não custa tentar, não é mesmo? =)
ah! caso queiram ver a entrevista de hoje acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário