terça-feira, 23 de março de 2010

livro apocalíptico

Matar o tempo é algo que consigo fazer com alguma facilidade. Se não é passeando, totalmetne a ermo no shopping, é vendo um filme ou lendo um livro. Então, essa sexta eu precisava fazer isso, já que tinha fisioterapia num horário e aula somente no fim da noite (diga-se oito horas; pra uma pessoa que acorda as cinco esse horário eu já tô com o cérebro dando votlinhas). Seriam quatro horas de tempo livre, aos quais eu prefereria estar em casa, curtindo minha família, mas como não foi possível, lá fui eu.
Decidi não passear no shopping com o risco de ficar ainda mais pobre que já estou, então saquei meu vale-filme e fui rumo às salas escuras. Essa semana, por sinal, há alguns bons filmes pra escolha, por isso decidi por uma aventura meio sombria, que já tinha ouvido os comentários positivos da minha irmã. Ingresso adquirido, lá fui eu ver O livro de Eli. Já nas primeiras cenas deparamos com um universo seco, sem vida. O cinza domina o tempo todo o cenário desse filme apocalíptico.
Não vou dar muitos detalhes dele para não causar spoillers, mas posso escrever do que se trata, certo? Bom, é sobre a salvação do homem por meio de um livro, um único exemplar sobrevivente de uma chacina. Naquele tempo, os homens não sabem mais ler, não possuem nenhum tipo de higiene (por não haver mais água sobresalente) e não podem mais ficar a luz do sol sem qualquer tipo de proteção. Tudo isso ocorreu após uma enorme guerra que destruiu tudo quanto era tipo de civilização. Os que sobreviveram tornaram solitários e selvagens. Eu diria que se trata de uma idade média, mas modernizada. Eli, é um homem solitário, um cavaleiro, como os da época da távola redonda, que está em busca de um lugar no oeste para findar a sua missão. É um homem centrado e extremamente violento. Toda a sua vida se transforma no momento em que decide tomar partido numa cidade (sim, existem embora sejam muiiito poucas) e começa a utilizar aquilo que aprendeu com o livro.
Peraí! Se as pessoas não sabem mais ler, como um livro vai mudar tudo? bom essa resposta veio logo depois de dez minutos de rolo, alguns sobreveviram ao holocausto e portanto, ainda sabem ler. Claro, leitura é questão de prática, então esses são os que ainda continuaram lendo depois do apocalipse, sacou? ;p
Foi uma boa sacada do diretor, e vale dizer, Denzel Washington está excelente no papel! as roupas, o cenário tudo ficou muito bacana, ver uma San Francisco ruída é algo que choca, mas que vale a pena assistir.
Fica aí, então, a dica!

Nenhum comentário: