quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sentimentos sao....

Gente, como faz quando volta a se apaixonar por um filme da infância? 
A Bela e A Fera esta em cartaz nos cinemas novamente e agora com a facilidade 3D. Logicamente eu já fiquei interessada em assistir, ate porque e um dos filmes que mais me emocionei, e porque nãome apaixonei (?). Com a meta de assistir a qualquer custo nos cinemas, partir para essa empreitada na semana passada. Sim, eu posso assistir e me emocionei e ri muito com filme, exatamente como quando eu criança. Foi bom ver como certas coisas não mudam.
Bem vamos ao aspecto que me fez escrever o post. Sempre há um. Como eu sempre vejo animação, seja ela japonesa, americana, brasuca ou europeia, ocorre de me deparar com a sala de exibição lotada de crianças. Dessa vez, exclusivamente, foi diferente! Estava cheia sim, lotada ate, mas de mulheres da minha faixa etária. Imagina uma pessoa feliz. Yeah, essa era eu quando vejo um monte de adultos se amontoando nas cadeiras para ver ao filme de sua infância. A maioria delas estava sozinha, mas havia sim uma parcela de mães com suas filhas, já iniciando-as no caminho do glorioso conto de fadas.  
Ao terminar a sessão, todas aquelas mulheres, carregando suas bolsas e andando de salto saíram de la comentando sobre a Bela e a Fera e a comparando com a A Pequena Sereia, outro sucesso da Disney.
Foi um dia que vai ficar marcado, porque clássicos como esse não mudam, e embora você diga que já esta velho para desenhos, os melhores sempre ficam ali marcados em você.


Para quem não conhece a essa historia vamos a um simples resuminho. Ela conta, como em flash, ou trailler, se você preferir, a historia de Bela, uma menina doce, gentil, humilde, que se entrega de coração ao mundo dos livros. Filha de um inventor, ela acaba presa em um castelo amaldiçoado. Dentro dele vivem seres falantes, não qualquer ser, mas xícaras, espanador, relógio e ate um candelabro! Alem dos seres há também um grande monstro, de aspecto repugnante e assustador, conhecido como Fera. O enredo e embasado num conto francês antigo mas ganhou novas cores para encantar não só as crianças como também aos adultos.
O filme fez muito sucesso na época sendo o primeiro a ganhar o Oscar de melhor filme e também um Globo de Ouro em 1991. Nele, foram usados técnicas inovadoras para a época, como o uso de CGI e o de CAPS (sistema de cor automatizado). Você pode acompanhar o uso de CGI melhor assistindo a cena do baile.

Cena do baile do filme A Bela e A Fera, usando o CGI para criar um ambiente entre o desenho 2D e o ambiente computadorizado. Foi considerado uma das mais difíceis de ser feita na época, mas rende ate hoje muitos de suspiros.

Nenhum comentário: